Pages

Friday, June 13, 2008

Configurando Wallpaper Tray no OpenSUSE 10.3

Para quem não sabe, o Wallpaper Tray é um aplicativo que permite trocar o papel de parede automaticamente, de acordo com regras de configuração específicas.

O título desse tópico poderia ser "Configurando o Wallpaper Tray na unha". Ocorre que ninguém em sã consciência faria uma coisa dessas sabendo que para configurar o Wallpaper Tray basta clicar com o botão direito nele e selecionando "Configuration".

O problema é que ao tentar fazer isso no OpenSUSE eu simplesmente não consegui. Eu consegui compilar a versão 0.4.6 (já está compilada para 32-bits, mas o meu OpenSUSE é 64-bits) e consegui colocar ela para rodar. É fácil compilar e instalar (./configure && make && make install) e só haverá problemas caso não tenha feito uma instalação completa dos compiladores. Caso tenha alguma coisa faltando ela será listada no final do ./configure, bastando, então, instalar.

Mas como eu estava dizendo, compilar e instalar foi fácil. Rodar não. Eu não conseguia configurar o bendito e seguia sem ter o software configurado.
Foi aí que pensei, "oras, é exatamente o mesmo arquivo de configuração que eu uso no ubuntu" então é fui até o meu backup e encontrei o arquivo de configuração do Wallpaper Tray em ~/.gconf/apps/wp_tray/%gconf.xml e o editei manualmente.

Ele é basicamente o seguinte:

<?xml version="1.0"?>
<gconf>
<entry name="b_follow_links" mtime="1213358845" type="bool" value="false">
</entry>
<entry name="b_img_check" mtime="1213358845" type="bool" value="false">
</entry>
<entry name="b_wp_logon" mtime="1213358845" type="bool" value="true">
</entry>
<entry name="b_timeout" mtime="1213358845" type="bool" value="true">
</entry>
<entry name="n_timeout" mtime="1213358845" type="int" value="10">
</entry>
<entry name="dir_list" mtime="1213358845" type="list" ltype="string">
<li type="string">
<stringvalue>/files/fotos/diretorio1</stringvalue>
</li>
<li type="string">
<stringvalue>/files/fotos/diretorio2</stringvalue>
</li>
</entry>
</gconf>

Quase todas as opções do Wallpaper Tray 0.4.6 estão listadas acima. Não é possível configurar se o papel de parede será centralizado ou os outros tipos ou se a ordem de apresentação será randômica ou por alfabética ou por data. Não sei porque essas opções não aparecem listadas ali. Talvez nem funcionem direito.

Então a pergunta que fica é: o que significa cada coisa acima.

Repare que cada configuração (entry) possuí um nome (name), um tal de mtime, o tipo (type) e um valor (value). Eu vou dizer o que significa cada nome e apontar quais são as opções de valor (value).

  • b_follow_links configura se o aplicativo deve seguir links simbólicos. Como opções permite false ou true. Nunca usei isso. Sempre deixo em false.
  • b_img_check checa se os arquivos são imagens, assim como o anterior permite usar false ou true e eu também nunca usei isso. Crie um diretório só com imagens para usar esse programa, sim ? É mais prático e dispensa essa opção.
  • b_wp_logon quando verdadeiro (true) troca o papel de parede ao logar no sistema, quando for falso (false) mantém o último papel de parede utilizado ao deslogar do sistema até que ele seja trocado automaticamente ou manualmente (com um clique no ícone do "tray"). Meio inútil caso venha a ativar a opção seguinte, a b_timeout.
  • b_timeout também aceita true ou false. Quando true o papel de parede será trocado automaticamente segundo o intervalo de tempo estabelecido na opção seguinte n_timeout
  • n_timeout configura o intervalo de tempo em minutos que será utilizador para trocar o papel de parede. Só faz sentido se b_timeout for true
  • dir_list é uma variável que mantém a lista de diretórios onde estão suas imagens. É obrigatório que exista pelo menos um grupo:

    < type="string">
    < stringvalue>/files/fotos/diretorio1</stringvalue>
    < /li >

São permitidos tantos grupos quanto desejados.

Dessa forma terá um arquivo de configuração que será corretamente lido mesmo que não consiga editar as opções via método normal.

Eu menciono várias vezes que eu instalei a versão 0.4.6, mas existem várias versões 0.5.x. Ocorre que mesmo depois que eu compilei (que não foi tão trivial) eu não consegui fazer as versões 0.5.x funcionarem (sequer consegui fazer ela iniciar). Muito provavelmente devido a versão do gnome que está acompanhando a distribuição que eu utilizei. Eu não sei se o arquivo de configuração mudou muito entre as versões, mas o aplicativo muito muito, muito mesmo. Não será nenhuma surpresa se o arquivo de configuração da versão 0.4.6 não for compatível com as versões superiores desse software.

Verifique na página do software se não existe uma versão compilada para sua distribuição e plataforma antes de tentar compilar. Não sei onde nem porque o erro que apresentei aqui aparece, se aparecer aí já sabe a solução ...

Eu falei do OpenSUSE, certo ?
Pois é, agora eu estou usando o OpenSUSE na universidade. Para mim que estou em vias de aprender a usar o OpenFOAM (é um software para simulação CFD de código livre) o OpenSUSE é a melhor distribuição possível. São feitos um para o outro, então quando o Ubuntu que estava nessa máquina quebrou por conta de uma atualização de kernel (parte da culpa é minha, pois não percebi que a partição /boot estava cheia ao fazer a atualização) eu tive uma desculpa perfeita para substituir um pelo outro. O OpenSUSE não me agradou em um primeiro contato, mas agora estou levando numa boa. Têm tudo que eu preciso, exceto esse CRUCIAL software que é o Wallpaper Tray. Ah! Estou em 64-bits e com a versão 10.3, sei que a 11 está para sair, mas eu tinha mesmo que fazer essa instalação e realmente não concordo com o uso de versões de desenvolvimento em máquinas produtivas.

No comments:

Post a Comment