Pages

Friday, August 11, 2006

Convertendo páginas de manual para texto puro

Existe uma centena de modos de converter uma página man em texto puro, mas a minha forma preferida é utilizando:

info nome_do_comando >arquivo.txt

É evidente que deve-se substituir o 'nome_do_comando' por um comando linux válido. Já 'arquivo.txt' é o nome de sua preferência.

Um dos principais motivos de eu fazer isso é a possibilidade de fazer anotações pessoais sem modificar o arquivo original.

O programa "info" está presente em praticamente todas as distribuíções, cas não esteja instalado ele está disponível no repositório universe do ubuntu ou em outro apt-get mais próximo de você.

Nota: Devido a minhas configurações de locale (uso pt_BR.UTF-8) para obter um texto em português corretamente formatado sem interferência do código das páginas man na saída de texto, eu preciso usar:
LC_ALL=pt_BR info nome_do_comando >arquivo.txt
e depois converter de ISO-8859-1 para UTF-8. Antes que alguém pergunte porque tanto sacrifício, a resposta é: não importa quais dos 100 modos existentes eu escolha, eu sempre preciso fazer esse "exercício de codificação". Isso parecer ser um problema pessoal do meu computador, mas se alguém mais tiver esse problema já sabe como corrigir.


Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment