No último mês eu iniciei o processo de migração do meu blog para um outro domínio em um serviço de hospedagem. Em breve (eu vou avisar) eu migrarei alguns tópicos desse blog (não todos, apenas os que forem relevantes e atemporais) e o fecharei para começar uma nova e muito mais desafiadora fase.
Aguarde, o processo vai valer apena, mas enquanto isso não acontece, não vou gastar minhas ideias publicando nesse blog, vou esperar, afinal quase tudo que me vêm a cabeça está relacionado as novidades decorrentes dessa mudança.
Assim, vou apenas fazer um levantamento das coisas mais relevantes que estão acontecendo.
Se eu não começar falando das notícias dos protestos pelo país, vou parecer louco ou alienado.
Bem, vi muita gente falando que "o gigante acordou". Legal. Eu acordo todos os dias na hora que tiver que acordar. Todos os dias, seja 3h da manhã ou 12h. Eu tenho o mesmo problema nos dois casos, o problema não é acordar, o problema é que mais cedo ou mais tarde eu vou ter que dormir novamente, faz parte da natureza. O segredo é acordar na hora certa, se manter acordado durante as atividades do dia e ir dormir na hora certa para acordar no outro dia com a mesma disposição e serviço.
Quando eu vejo as notícias atuais, minha visão é de que acordamos agora depois de tanto tempo dormindo e estamos nos desgastando rápido demais, querendo para ontem resultados que nós nunca pedimos. O reflexo disso é que nos tornamos assim alvo de todo tipo de manobra demagógica (não menospreze os manipuladores) e eu não gostaria de ver todos dormindo no ano que vêm, durante as eleições para presidência, governo do estado e, caros amigos, principalmente, eleições legislativas, para senado e deputados federais e estaduais. É muito mais fácil cobrar dos governos executivos, porque todos nós sabemos quem são e quais são suas responsabilidades, mas o governo de fato, quase sempre, senão sempre, está nas mãos das câmaras.
Então, vamos acordar sim, mas nos manter acordado com a mesma disposição de trabalho é fundamental.
Em tempo, democracia é o governo de todos, mas implica em direitos e deveres. Quem não faz os seus deveres, perde seus direitos. Isso tanto vale para as manifestações legítimas (em todos os tempos e formas), quanto para as ações criminosas com faixada de protesto.
Voltando para o meu mundo, o meu computador pessoal quebrou. Eu comentei isso nas redes sociais. Isso marcou o momento no qual eu não mais terei um desktop em casa. Daqui por diante, apenas computadores portáteis.
Estou desejando um Ultrabook da Dell o XPS 14, mas com o lançamento da 4º geração de processadores eu vou esperar um pouco para comprá-lo. Se alguém tiver boas dicas sobre computadores portáteis tão bons quanto o mencionado, favor, deixe seu comentário.
Enquanto isso, aqui em casa estou usando um netbook. Como netbook ele é excelente, como único computador pessoal ele é muito ruim. Mesmo conectando ele em um monitor de 19" e com teclado e mouse externos. O problema (o fato, por assim dizer) é que o processador dele é muito lento para os aplicativos modernos.
No processo de migração do blog comecei a instalar aplicativos para usar no meu servidor remoto. Vou falar mais detalhadamente sobre os escolhidos em outra ocasião. No momento, estou procurando um gerenciador de bookmarks para instalar e usar. Também estou interessado em um calendário, mas esse teria que ter sincronia bidirecional como Google Calendar. Eu poderia usar apenas esse último (com sua excelente integração com plataformas móveis, algo fundamental nos dias de hoje), mas gostaria de um local por onde eu usasse o Google Calendar, como um aplicativo de desktop, mas instalado no meu próprio servidor.
Se também tiverem algum dica, eu agradeço. Para dar um gostinho, até agora instalei um gerenciador de tarefas (o TaskFreak, muito bom, mas só porque eu me aventurei profundamente no código) e um encurtador de urls (o yourls, embora minha url não tenha ficado tão curta assim !) e os estou usando. Já testei o GetBoo, mas não gostei. Não tenho um crítica muito clara, mas não consegui impedir que outros fizessem registro no sistema e não gostei do visual. Queria algo melhor. Estou pensando em instalar um wiki para fazer certos registros, até pensei em usar o wiki como forma de guardar as URLs, mas não sei até que ponto isso é prático.
Alguém aqui já teve a experiência pessoal de instalar e configurar o SemanticScuttle. Tinha boas esperanças nele, mas na hora que fui instalar, comecei a ver que ele queria mais "exclusividade" do que um servidor teria de mim. E ainda não me decidi se, para mim, vale apena instalar o Friendica.
O Feedly está excelente. Não consigo me imaginar usando outro aplicativo hoje.
Ok, nessa onda de instalar meus próprios apps eu poderia querer instalar o Tiny-Tiny-RSS, mas como comparar um com o outro ? O Feedly está em um patamar de qualidade milhares de anos a frente de seus concorrentes e atualmente até muito melhor do que o quase falecido Google Reader. Eu queria que o Tiny-Tiny-RSS não estivesse tão atrás assim em relação ao Feedly. Eu ia querer apenas um pouquinho mais de qualidade.
Acho que a nova plataforma que estou criando somente será publicada em agosto ou setembro, portanto, eu devo ainda escrever alguns comentários por aqui e aproveitarei para amadurecer o meu aprendizado nas plataformas que estou escolhendo.
Friday, June 21, 2013
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Opa MItre,
ReplyDeletePor algum motivo seu feed não atualizou no tiny-tiny-rss :-(
Mas vamos aos comentários com um mês de atraso :-)
Para favoritos tente o shaarli é um script em php que salva seus favoritos sem usar um banco de dados... O getboo parece ter sido abandonado :-(
O Friendica é uma boa opção se você deseja uma web livre :-)
Meu computador principal em casa é um netbook (asus 900) e está terrivelmente improdutivo!
Só esperando pingar um dinheirinho para um computador minimamente decente!
Fiquei supercurioso com seu novo projeto. Acho legal você fazer sua seleção de textos relevantes e atemporais, mas seria igualmente legal manter todos os textos em algum lugar, por razões históricas :-)
abraços
Pois é, o Tiny-Tiny-RSS ainda não está tinindo...
ReplyDeleteEu consegui colocar o SemanticScuttle para funcionar bem, o problema estava na cadeira em frente ao computador e não no sistema, se é que me entende. Me adaptei tão bem a esse programa que por hora eu vou usar ele. Até fiz uma extensão básica para o Chrome (que só funciona no meu domínio, portanto, não é compartilhável). Acho que por ter apenas um usuário o desempenho está muito bom. Mas vou deixar essa dica nas minhas referências... nunca se sabe.
Friendica ainda é minha dúvida. Estou cuidando do projeto principal atualmente, portanto, não parei para pensar no Friendica, mas, vamos ver. Acho que vou seguir os seus passos, mas apenas se o esforço compensar.
O netbook já teve seus dias de glória. Atualmente, eu sempre uso swapp. Não tenho RAM para navegar na internet com tranquilidade.
Eu desisti de migrar os tópicos. Vou levar daqui apenas o conteúdo de apoio, por exemplo, o tópico onde explico o que é o RSS e coisa e tal. Depois eu vou fechar o blog. E por isso, quero dizer: bloquear os comentários (se possível fazê-lo sem deletar os que existem atualmente), colocar um tópico final de encaminhamento para o novo projeto, simplificar mais ainda a página inicial do jfmitre.com para expor apenas o último tópico, mas vou deixar todo o conteúdo eternamente aqui, ou pelo menos enquanto o Google permitir, para livre consulta.
Minha dúvida será se eu vou manter o domínio jfmitre.com ou deixarei ele vencer e passarei a url padrão do blogger. Por pelo menos até 2015 eu vou manter o jfmitre.com, mas depois disso eu vou pensar no que será mais interessante, manter o jfmitre.com e pagar 40 reais ou excluir e usar jfmitre.blogspot.com novamente.
Um abraço, em breve, muito breve, em agosto, devo ter mais novidades.