Pages

Saturday, February 14, 2009

Zenity e seus problemas no OpenSUSE 11.1

Quando veio o OpenSUSE 11.1, veio um inconveniente. Todas as vezes que eu executava algum aplicativo com o zenity, ele abria em background.

Eu lidei com esse importuno por quase três meses e hoje eu finalmente fui a caça de uma solução. A primeira coisa que fiz foi instalar uma versão mais nova do programa via yast de repositórios da comunidade. Não funcionou. Então, eu compilei na mão o programa. Também não funcionou.

Aí eu fiz um downgrade na versão, instalando um zenity mais antigo. Aí funcionou.
Quem, como eu, estiver enfrentando esse problema pode utilizar esse link tipo "1-click install" aqui. Esse arquivo foi obtido com uma busca por zenity nesse outro link.

O pacote que estou utilizando atualmente, sem o problema, é a versão 2.20. A versão que acompanha o OpenSUSE é a 2.24.0 a versão mais atual (enquanto escrevo esse texto) é a 2.24.1.

E antes que alguém pergunte: Porque está utilizando o zenity ? Porque não utiliza python ? A resposta é bem simples. Arquivos legados. São pequenos e valiosos scripts que eu já escrevi a muito tempo e que utilizam o zenity. Talvez algum dia eu os reescreva em python, mas certamente esse dia não será hoje ou amanhã.

Se não sabe o que é o zenity e está curioso para saber, leia esse excelente texto (traduzido) aqui. Veja também a página de downloads do zenity e seu manual oficial.

[update]
Ao reler o título do tópico eu percebi o quanto eu fui injusto com o OpenSUSE 11.1. O problema não é do OpenSUSE é do zenity.
Sei disso porque lido com mais de uma distro e o problema é observado em todas que possuem versão mais atual do zenity (a título de exemplo, posso citar o Arch Linux atualizado em 18 fevereiro de 2008 2009)
[/update]

No comments:

Post a Comment