Pages

Wednesday, April 30, 2008

Versões de desenvolvimento no ubuntu 8.04

Eu queria saber qual foi o argumento que convenceu a comunidade do ubuntu a ter versões de desenvolvimento inclusas no seu empacotamento. Simplesmente muito chato.

Nesse momento eu estou sem o supertux. Vê se pode ?
É claro que eu quero a nova versão inclusa, mas eu queria ver ela pronta e não cheia de problemas. Exemplo, se você personalizar o teclado terá problemas para "correr", a corrida está travada na "barra de espaço". Não é isso, mas é um sério problema de "jogabilidade" aqui e eu espero mesmo que seja um bug, mas reconheço que pode ser apenas uma mudança desagradável.

E para não dizer que não falei de coisa séria e quanto inclusão da versão beta do firefox no lugar da estável atual ? É uma coisa muito estranha. Está certo que nesse caso existe uma motivação. A motivação de não modificar a versão final de um software que está incluso em uma certa versão de distribuição, ainda assim eu acho muito chato ter que indicar um sistema que tem como navegador principal uma versão beta. E quando me perguntarem se isso é seguro ? É claro que eu poderia dizer (tal como eu estou fazendo) para que instale a versão 2 (está lá, via apt-get mesmo) e aguarde o uso da versão 3 para quando ele for lançado oficialmente. Mas isso não é legal. Aliás, porque não fizeram o contrário ? Faziam o Firefox 2 como oficial e colocava o Firefox 3 para quem quisesse, quando fosse lançado seria automaticamente atualizado. Seria simples (usaria o mesmo sistema de metapacotes que tem agora).

Entenda que eu não estou preocupado em usar o beta firefox 3 para entrar na página do google, mas eu não vou ficar tranqüilo em usar um beta para entrar na minha conta do banco ou para adicionar o número do meu cartão de crédito. E eu não quero nem saber de comparação com o IE, porque IE para mim é abreviação "isto é", não nome de navegador. Se você perguntar a equipe de segurança e desenvolvimento do firefox se o software é seguro, eles vão dizer: "usem a versão estável". Ninguém vai dizer: "pode usar o beta. É beta porque está pronto". Talvez até esteja, mas ainda não sabemos disso.

Mas o que ficou chato mesmo foi o supertux... agora eu vou ficar sem jogar... muito chato.
Muito chato isso.

Declaração polêmica de um "professor"

A essa altura muita gente já sabe da declaração atribuída a um coordenador de um dos cursos de medicina que estão sob observação. Eu não vou entrar na polêmica do quanto a declaração é infeliz, especialmente vindo de alguém que supostamente estudou alguma coisa relacionada a medicina.

A questão aqui é como as pessoas tendem a se eximir dos próprios erros. E erros, nesse caso, me refiro ao curso. Até onde eu sei, uma pessoa só passa em uma disciplina se for aprovada. E ela só é aprovada se estiver preparada ou se a avaliação foi fraca (não exigindo o suficiente do aluno). Então, se um profissional concluí um curso e não está preparado é porque a instituição permitiu que o aluno fosse aprovado sem estar preparado (seja lá o que isso signifique).

Então, não tem desculpa! Os alunos não devem ser desculpa para ter uma baixa qualidade de formandos ou de alunos em estágios intermediários (nem mesmo no primeiro período, pois o aluno só entra se for aprovado na escola de onde veio e no vestibular), ou seja, se você parte do princípio que a instituição faz sua parte, nunca haverá alunos cursando etapas para o qual não estejam preparados. Aluno é aluno, só passa se for aprovado e ponto final.

Eu até ignoraria esse tema se tivesse sido atribuído a uma pessoa completamente desvinculada da realidade educacional, mas vindo de um professor, um profissional que supostamente teria que ter essas observações acima como diretriz, é simplesmente revoltante.

Eu até entendo que há certas questões circunstanciais que atenuem o valor positivo das notas - um exemplo disso seria discutir se 4 é realmente pior que 5, isso dá muito o que falar - mas nada justifica atribuir 1 e 2 a falha dos alunos eximindo a instituição de qualquer responsabilidade. Triste.

Criando apresentações com o LaTeX

O Thadeu fez um texto sobre o FLISOL 2008 e acabou me fornecendo uma dica preciosa. Algo que eu sabia que era possível, mas não sabia "quem" fazia.

Ele forneceu a apresentação dele e comentou que a fez com o Beamer. Pronto. Era isso que eu precisava. A referência de um nome de um "pacote" para construir apresentações em LaTeX de forma eficiente, já testado por alguém e, ainda por cima, disponível em apt-get (e que, diga-se de passagem, eu já tinha instalado porque eu simplesmente instalo tudo que existe disponível na minha máquina sobre LaTeX - sim, mesmo o que eu não sei para que serve. Pouco produtivo, não ?).

Através do nome eu cheguei a página dele na Wikipédia. E dela, todo tipo de informação que alguém precisa para usar o pacote, incluindo o "User's Guide", com suas incríveis 224 páginas. Mas não se preocupem, textos em LaTeX sempre parecem maiores do que realmente são - sempre achei que esse era o motivo principal do seu uso em academia, é muito mais fácil preencher aquelas 100 páginas.... O manual é leve. Pode ser digerido rapidamente, o que não quer dizer que eu vá conseguir aprender tudo para usar em uma apresentação daqui a uma semana !...

Tuesday, April 29, 2008

Do Gutsy para o Hardy

Tem um tempo que não escrevo. Basicamente, falta de assunto... mas agora tem assunto.

Atualizei meus sistemas ubuntu. Eu uso dois computadores, um em casa, um simples Athlon XP 2000+ com 2 GB de RAM e uma NVIDIA NV34 FX 5200 e outro na universidade, um Core 2 Quad Q6600 com 8 GB de RAM e uma GeForce 8500 GT. O primeiro instalado em 32-bits, com uma centena de programas e várias cambiarras para fazer centenas de coisas, de trabalho a jogos. O segundo só tem o necessário instalado e em 64-bits.

O Upgrade

Depois de modificar o gutsy para hardy no arquivo sources.list de cada computador, fiz um apt-get dist-upgrade. Eu sei, não é a forma recomendada, mas é a forma que sempre uso, pois me ajuda a resolver pepinos.

E na universidade não houve pepinos. Foi a atualização mais tranqüila de todos os tempos. Simplesmente funcionou, rebootei e pronto. Ok, depois eu tive um problema com o vmware, mas isso foi um problema rapidamente contornável (que eu nem informarei aqui) por ser vastamente localizável na rede. Dica, procure por 'ubuntu hardy vmware' em seu buscador predileto.

Já em casa foi um desafio maior. Primeiro porque o Celestia se recusava a instalar diretamente, precisei de vários "apt-get install -f" para fazer todo mundo atualizar. Segundo por causa da famigerada NVIDIA NV34 FX 5200. Eu descobri que o problema nem é o fato de ser FX 5200, mas sim de ser NV34. É um desafio a cada atualização de kernel.

O problema foi resolvido instalando os drives diretamente do site da NVIDIA. Agora eu vou congelar o kernel para não ter mais esse problema até a próxima versão.

No geral, foi simplesmente muito fácil. Especialmente quando comparado a versões antigas como o 6.04 para a 6.10.

Tuesday, April 08, 2008

Eu ganhei !!!

Eu ainda não acredito, mas eu ganhei !!! Sim. Justo eu que nunca tinha ganho nem cara e coroa . Fui congratulado no concurso do Webcétera em comemoração ao dia 1° de Abril.

E já que eu sou um feliz usuário do Blogger (não vamos comentar isso, ok ? Mas é verdade, apesar de ter tido alguns problemas no passado, hoje eu não tenho do porque reclamar muito) eu ganhei R$100 de prêmios em forma de compras nas Americanas.com.

Para dizer a verdade, eu irei de ganhar R$50,00. Porque ? Simples. Eu escrevi meu texto depois que o Sérgio escreveu o dele. Meu texto têm um claro tom de revanche. Para aproveitá-lo bem é preciso ler o dele antes. E eu peguei pesado, MUITO pesado. Eu não sei se eu teria reagido tão bem quanto ele, se ele tivesse me chamado de algo que começa com "f" e termina com "ista" e não é "flautista", nem "finalista" e muito menos "federalista". Enfim, eu dividi minha bolada com ele.

Eu só tenho que agradecer... em especial ao Marcos o cara que fez o concurso e selecionou meu pequeno texto como vencedor...

Tuesday, April 01, 2008

Rapidinhas de hoje...

[update]
Antes de continuar, verifique a data desse post, leia esse texto aqui e leia esse outro texto.
[/update]

Um grande avanço para a ciência e para o mundo opensource foi dado hoje. Foram liberados os códigos fontes dos principais programas de fluidodinâmica computacional. Acredito que em breve haverá uma fundação com vagas para programadores em diversas áreas (da parte científica à programadores de interface. Para detalhes, leia a nota de lançamento do Notas em CFD.

Também hoje a SUN fez o lançamento do século (do anterior, pelo menos). O Tiago Peczenyj fez a divulgação do Fortran Server Pages. Como usuário do Fortan essa é a melhor notícia que tive sobre ele desde 1977.

O Sérgio escreveu uma excelente resenha patrocinada sobre o meu trabalho, das minhas habilidades computacionais, científicas e meus passatempos. Antes de qualquer coisa eu gostaria de agradecer as palavras amigas. Como "pagamento" ele receberá uma camisa do time de futebol do coração dele, o Flamengo, comprada no melhor camelô do Rio que eu puder encontrar.

Também preciso completar aos que chegaram aqui através do texto dele que qualquer dúvida deve ser enviada, impreterivelmente (ou seja, sem outra opção) através do formulário de contato. Qualquer dúvida enviada por e-mail será ignorada. Também é muito importante que você leia as regras para submeter a sua dúvida. Acredite em mim, eu vou saber se você não ler essas regras.

Eu também acho muito importante que você leia esse texto aqui para que você não se sinta enganado sobre as regras do post patrocinado feito pelo Sérgio.

Por fim, só para não restar dúvidas. Eu realmente uso Fortran. Eu não minto ... muito.

Se você realmente ainda não entendeu nada ... bom, leia isso