Pages

Friday, January 25, 2008

Alias e Funções para o bashrc

O Hugo Dória deu a idéia e eu me lembrei que fazia tempo que eu não divulgava os alias e funções que eu utilizo. Então, aproveitando a deixa, eu resolvi divulgá-las novamente.

Ocorre que tem tanto tempo que não faço isso, mas tanto tempo, que muita coisa mudou. Para começo de conversa eu não escrevo mais tudo no mesmo arquivo. Agora eu dividi o conteúdo em dois arquivos, um para escrever as funções e outro para escrever os alias.

Para instalar, baixe os arquivos abaixo e copie para um diretório de sua preferência.
Eu uso o home mesmo, mas como arquivo oculto, ou seja, no meu caso seria copiar o alias para ~/.alias e o funcoes para o ~/.funcoes.

Aí adicione nos arquivos de configuração de sua preferência (ou seja, alguma coisa como ~/.bashrc ou ~/.bash_profile) os comandos, que no meu caso seriam:
  • [ -f ~/.alias ] && source ~/.alias
  • [ -f ~/.funcoes ] && source ~/.funcoes
Para colocar os arquivos em outro lugar, basta corrigir os caminhos acima para apontar para o diretório de sua preferência.

Você também pode, simplesmente, copiar os comandos que te interessam diretamente para dentro do ~/.bashrc. Não há nenhuma necessidade de manter os comandos dentro desses arquivos, especialmente se desejar utilizar apenas uma ou duas funções/alias. Agora, se como eu você já extrapolou o direito de ter um longo arquivo de configuração, verá que essa abordagem de dividir tudo em dois ambientes será muito comoda.

Deve ser meio trivial, mas o arquivo alias tem alias e o funcoes tem funções. Ambos estão comentados.

Destaques para a função purge (que remove arquivos de configuração de programas que já foram removidos do sistema) e o alias fat2linux (que corrige as permissões dos arquivos de uma certa árvore de diretórios provenientes de uma partição fat ou CD). Francamente, eu já uso esse alias e funções a tanto tempo que muitas vezes me vejo digitando em outros computadores, comandos que só existem no meu computador.

Observe que algumas dessas funções e alias vão alterar o modo padrão de operação de alguns comandos, um exemplo, o df não será mais apenas o df, será um df incrementado com opções e preparado para ocultar partições que estão relacionadas a montagens do varrun, lrm, etc. Essa mudança até é sutil quando comparado a modificações como as do comando rm, portanto, não use os arquivos a revelia para não se arrepender depois.

Os arquivos são independentes, pode baixar apenas um ou os dois. Sugiro utilizar o botão direto do mouse e selecionar "Salvar link como" (ou equivalente). Segue os links:
Nota: os dois arquivos foram criados por mim, mas como tudo no mundo linux, eles são uma coleção de dicas e personalizações encontradas individualmente em diversas fontes.

No comments:

Post a Comment