Pages

Wednesday, May 08, 2013

O que está acontecendo com o GNOME, afinal ?

O que está acontecendo com o projeto GNOME ? Eu não entendo...

Quando eu escrevi que haveria complicações na migração do GNOME 2 para o GNOME 3 eu recebi comentários (em algum lugar desse blog, é só procurar !) que não haveria grandes problemas porque a migração ia ser feita com cuidado, leveza e sem pressão na agenda. Além disso, não ia afetar tanto o sistema quando foi a migração do KDE3 para o KDE4 (que na época era o fruto dos meus comentários).

De lá pra cá muita coisa aconteceu e nem nos meus piores pesadelos eu teria imaginado o rumo que o GNOME 3 tomou. Decisões unilaterais, remoção de recursos e outros aspectos tornam o uso do GNOME quase sempre problemático.

Eu estou fazendo esse comentários porque embora eu uso o KDE eu uso o gnome-terminal como um recurso de acesso rápido ao terminal. Leia sobre isso aqui.

A elegância do recurso é a transparência do terminal. Encaixa-se perfeitamente.
A pouco tempo os desenvolvedores do gnome-terminal retiraram esse recurso de transparência...

Isso não foi nada bom para mim, mas o que me impressionou e motivou a escrever esse tópico foi que li no desenrolar dos assuntos no GNOME Bugzilla. Resumindo minhas impressões, isso tudo é muito triste.

Quanto aos aspectos técnicos, fiquei feliz de ver a sugestão de usar o xcfe-terminal (no Arch Linux, é xcfe4-terminal) no lugar... está funcionando bem por aqui.

Todos nós somos investidores de recursos (não apenas em dinheiro, mas também em tempo, sentimentos, dedicação, trabalho, saúde, etc). E ninguém gosta de perder seus investimentos. Mas quando um investimento dá errado é preciso interrompê-lo e recuperar o máximo de recursos possíveis para fazer um novo investimento com melhor retorno. Do contrário, podemos perder tudo e não ter mais como investir em coisa alguma. Tudo bem que as vezes é preciso ver o investimento no longo prazo, ou seja, hoje eu invisto, amanhã eu perco, no próximo ano pode valer muito apena ter perdido um pouco no hoje, mas é preciso compreender qual é a direção/projeção que seu investimento vai retornar. As atitudes do projeto GNOME o estão levando a "falência" e pelo bem de toda a comunidade livre eu espero que eles despertem antes que esse rumo se concretize e redirecionem seus investimentos para algo que venha compensar no futuro.