Pages

Tuesday, June 12, 2012

O que dizer ?

Já ouviu falar em crise de criatividade ? Eu sempre digo que quando há crise de criatividade é porque estamos perdendo uma boa oportunidade de escrever e ser criativo falando sobre essa crise.

Bom, é uma realidade que esse blog está passando por uma crise de identidade (ou de funcionalidade). Está passando por uma crise de falta do que dizer (ou seria criatividade). Existem notícias ? Sim. Existem muitas.

Abra o meu facebook e verá uma penca delas, como o lançamento oficial do IPv6 (que já aconteceu !), um manual do libreoffice ou o algoritmo criado no MIT para detectar sorrisos falsos que eu aposto que vai dar muito que falar. Eu cheguei a pensar em escrever sobre o meu Nook Simple Touch, mas uma simples busca no Google lhe trará inúmeros reviews e vídeos interessantes. Podia falar sobre como está mais fácil fazer links abrirem na nova aba quando escrevo no Blogger, mas isso além de notícia curta, já está velha.

Assim, a questão é o que dizer ? Dizer o mesmo que todo mundo diz ? Replicar a notícias no seu próprio blog e acrescentar um nota de uma única linha ? Simplesmente dar a notícias (há quem exista para fazer esse serviço, mas esse blog nunca teve esse perfil) ou fazer o que os outros já fizeram ? Enfim, o que dizer ?

Acredito que quando não se tem algo muito relevante a dizer, é melhor ficar calado. Hoje, o fenômeno das redes sociais, o Facebook, para ser bem preciso, está "matando" o meu blog. E para constar, a culpa é minha mesmo, eu mesmo estou fazendo isso com o blog. Se eu não usasse Facebook, aquilo que eu escrevo por lá viraria tópicos mais incrementados aqui. Assim volto a dizer, a escolha é minha mesmo. Eu já disse isso por aqui, mas antes era uma suspeita baseado no comportamento de terceiros, agora é uma afirmativa, baseado no meu comportamento.

No passado, eu tive vários hiatos de publicação provocados por falta de tempo. Hoje, eu tenho tempo. Ainda uso o Linux (mas o problemas, fonte de inúmeros tópicos, desapareceram - está ficando muito simples usar o Linux), ainda enfrento desafios computacionais (quase todos muito específicos e por isso ainda são desafios), ainda leio notícias na web (com menos frequencia) ainda testo novidades (cada vez menos interessantes) e ainda uso RSS (cada vez menos, o que, na minha opinião, é bom). Assim, a publicação desse blog vai ficando cada vez mais esparsa, por falta do que dizer (ou será de vontade para procurar o que dizer ? Pode ser isso, mas no fundo, a consequência é a mesma.).

O resumo é o seguinte. Eu não vou fechar o blog. Nem hoje, nem enquanto eu tiver condições de mantê-lo. Não faz sentido fechar o blog. Mas também não vou ficar escrevendo desculpas ou dando satisfação a cada 3 meses. Também não faz mais sentido fazer isso. Acaba aqui. Afinal, ondas vem, ondas vão. E hoje, a onda é de maré baixa nas publicações e de uso de Facebook como forma de comunicação curta. Quem sabe se não vem uma onda diferente por aí, lá na frente e tudo mude, novamente.