Pages

Saturday, August 09, 2008

Vários filmes e uma crítica

Acho que estou exagerando nesse negócio de criar filmes com títulos pretensiosos, mas o objetivo é fazer uma limpeza da linha lista de filmes para comentar antes que eles se tornem antes que todos os cidadãos que viveram a época de lançamento do filme morram de velhice.

Então, dando continuidade ao processo, agora temos vários filmes, com comentários curtos. Quase todos os filmes dessa lista já estão em DVD, excessões, como "O Procurado e Hancock" são raras.
[update] Agora que vi que publiquei o texto sem fazer a revisão ortográfica. Um acidente e tanto ! Sorry ! Espero que agora não tenha ficado nada para trás. [/update]
  • Speed Racer - Eu pensei que esse filme ia ser pior. Não acreditei quando vi o resultado. Ficou um filme agradável de ser visto.
  • Eu Sou a Lenda - Oscila entre cenas fantásticas e cenas confusas. Achei exagerado a crítica positiva feita pela maioria na época, mas não compromete. Não é indicado para quem não gosta de pensar enquanto vê um filme. O que lembra, veja o final alternativo.
  • Hitman - Assassino 47 - Esse é indicado para quem não quer pensar. É preciso muito esforço para achar uma história nesse filme. Não é perda de tempo, mas está longe de ser qualquer coisa similar a bom
  • Diamante de Sangue - Drama/Ação de boa intensidade. É um filme politicamente correto que tem um desfecho muito bem realizado.
  • Volver - É um filme de Pedro Almodóvar. Preciso acrescentar algum outro comentário ? Mesmo o pior Almodóvar (que, na minha humilde opinião, não é caso) consegue ser melhor que muito filme por aí.
  • O Assassinato de Jesse James - Eu esperava muito mais desse filme. Achei interessante porque nele os "bandidos" e "heróis" do velho oeste são retratados como seres humanos, não como super-heróis que matam 500 caras com uma pistola.
  • O Procurado - É a pior adaptação de quadrinhos que já vi e creio que nunca verei nada pior, mas é um filme interessante. Só não se pode dizer que é uma adaptação de alguma coisa. Vamos dizer que é um filme mediano de um enredo completamente original. Aliás, a Fox nos quadrinhos tem a cada da Hale Berry. A pior parte mesmo é que eu fui ver isso no cinema...
  • Hancock - Invenção interessante. Possuí inúmeras mensagens subliminares, mas, por incrível que pareça, estas foram utilizadas com um artifício de propagar mensagens corretas, como amor, compreensão, respeito, coisa e tal. Eu espero que tenha um Hancock 2, já que nele nós já conheceremos o herói e os desafios podem ser mais dinâmicos. Ainda assim, vale lembrar que o charme desse filme está na origem. Está no princípio da mudança do antes para o depois. Um filme 2 pode ser uma oportunidade de aprofundar discussões ou de não fazer nada.
  • Cloverfield - Monstro - Eu esperava menos desse filme. Ele é muito melhor do que eu imaginei, mas muito mesmo. Para detalhes eu aconselho ler esse texto do Cardoso. Esse texto explica algumas coisas, e detalha as contra-indicações do filme. Aliás, obrigado ao Cardoso, porque se não fosse esse texto eu NUNCA teria visto esse filme. Quem ia acreditar que isso era bom olhando a resenha do filme ?
  • Babel - É um filme riquíssimo em conceito, mas é muito importante que esteja com disposição para ver filme. Eu achei um filme cansativo.
  • Memórias de um Gueixa - Um dos mais velhos da lista. É um filme excelente especialmente devido a fotografia do filme. Uma das melhores dos tempos recentes.
  • O Ilusionista - Esse é outro filme que eu esperava menos. Esperava menos tudo, mas no fim é um bom filme. Não é para quem gosta de bang-bang, mas também não é parado. Não é uma história de amor mel-com-açúcar (sim, mel), nem é completamente sem sentimentos. Um filme despretensioso e de qualidade.
  • Xeque-Mate - Nome imbecil para um filme muito bom. Eu ainda não sei o que é isso, um suspense/ação/drama ? Talvez tudo isso um pouco. Se gosta desses gêneros e ainda não viu esse filme, procure imediatamente por ele na locadora mais próxima.
  • O Mestre das Armas - É engraçado como Jet Li faz bons personagens e histórias quando seus filmes são feitos na China. É um filme do gênero "O Tigre e o Dragão", mas baseado em fatos reais.
  • A Rainha - Uma "Rainha" também é gente. Se você gosta de um drama de qualidade, interpretado de forma perfeita, esse filme é obrigatório. Até comprar DVD ! Fique atento a conversa entre a Rainha e o Primeiro Ministro no fim do filme e depois pense um pouco em tudo que aconteceu na história mais ou menos recente.
  • Conduta de Risco - Drama/Suspense envolvendo advogados. Um filme politicamente correto com um título prá lá de comprometedor. Deve ser muito difícil dar um nome a um filme. Esse filme vale apena ser visto por quem gosta do gênero.
  • Onde os Fracos Não Têm Vez - Um filme deve ter três elementos básicos. Começo, meio e fim. Esse filme não tem "Começo" e nem "Fim", ou pelo menos eles não estão presentes da mesma forma que supostamente deveria estar presente um um filme. Eu vi esse filme a um bom tempo e ainda não me decidi sobre o que achar dele. Certamente, isso, por si só, é surpreendente.
  • Tropa de Elite - Acredite ou não, só vi esse filme a pouco tempo. Achei ele muito melhor do que eu imaginei. É, provavelmente, a melhor comédia do cinema nacional dos últimos tempos. Sim, comédia, tem algumas situações tão absurdas, mas tão absurdas, que você não acredita que alguém possa ter imaginado uma coisa dessas. Aquela cena do carburador do carro !!! Impagável. E aquela história de mudar o corpo do bandido de lugar. Fala sério, eu rio só de pensar na situação. Tem alguns depoimentos bem impactantes, etc e tal. Mas é como se disse muito por aí, todo mundo que pode pensar sobre esse assunto, sabe que traficante depende de quem compra drogas e quem compra drogas tem dinheiro. Não sei porque polemizar um assunto tão batido. Aliás, eu ouvi gente dizer que o filme retratava um estado "fascista". Eu acho que eu desaprendi o que é fascismo. Se quiser levar para um lado político, diga que ele retrata um estado "totalitário". E só para constar, todo regime fascista é totalitarista, mas o inverso não é verdadeiro. O que me lembra, leiam "1984" de George Orwell. De qualquer forma, para mim o filme é uma comédia/ação com um certo teor de discussão político-social.

Tuesday, August 05, 2008

Três filmes e uma crítica

Algumas vezes a gente tem tanta coisa para fazer que têm filme que pega poeira na lista de "para comentar". Resolvi limpar essa lista em três partes, começando por esse texto.

Falemos sobre Apocalypto, Desbravadores e 10.000 A.C.. Todos, já disponíveis em locadora.

O tempo é aquele que reina a espada, machado e o arco e flecha. Aqueles que dominam o conhecimento são personagens místicos, que falam com sabedoria quase sempre por metáforas incompreensíveis, prevendo o futuro com uma precisão assustadora. A história é sobre uma pequena aldeia ameaçada por forças incrivelmente mais poderosas e mostra a luta de um homem para salvar sua família, contra tudo e todos.

De que filme eu estou falando ? Dos três. Francamente, isso é decepcionante. Parece que vai chegar o tempo que será possível fazer resenhas apenas com ctrl+c e ctrl+v. Fica pior quando percebemos que os três tem a mesma tonalidade fotográfica (pelo menos na maior parte do tempo) e a mesma narrativa conceitual, ainda que cada um tenha um acabamento e corte diferente.

De qualquer forma, os três filmes não são iguais.

Apocalypto não é, em termos de qualidade, nem sombra do que foi a Paixão de Cristo de Mel Gibson, mais segue o mesmo estilo (inclusive na questão violência), ainda que em uma tonalidade diferente. Ele se passa na América, alguns dias antes da chegada do espanhóis a região. Trata com uma certa "realidade" (realidade sobre o ponto de vista de alguns historiadores) o que se passava aqui quando os espanhóis chegaram (é aquela questão: como alguns homens com arma de fogo mataram milhões de usuários de espadas ? Ainda que fosse possível, faltaria munição - e não, isso não é o filme, o filme é apenas com os nativos, só estou situando o cenário). A história é mesmo aquela contada acima, mas aqueles não gostam de muita fantasia, podem ficar despreocupados. O filme termina e você diz a si mesmo: "isso poderia ter acontecido" (Ei, tem aspas ali, você viu, né ?). A realidade mata a fantasia, mas fantasia sobra nos dois outros filmes.

Desbravadores é um filme com um poster muito impressionante. Não se prende a uma América real, pelo contrário, deixa a imaginação fluir em uma hipótese velha da chegada do povo nórdico na América - mas tudo é completamente sem sentido - sob certo ponto, pelo menos. O retrato histórico aqui é apenas um efeito visual. Os acontecimentos são exagerados, extremos, bem ao estilo cinema pipoca. Não compromete muito - nem na narrativa - ainda que não seja algo que tenha o valido o ingresso de quem foi ao cinema ver o filme (e pensar que eu quase fiz isso !). Ainda assim, se gosta de ação com sangue e não quer prestar atenção em mais nada, esse é o seu filme. Ah ! Esse filme está cheio de "cenas comuns", ou seja, tem dezenas de situações que você já sabe o que vai acontecer porque já viu isso acontecer em vários outros filmes.

10.000 A.C. é uma adaptação de um quadrinho que eu nunca li. Então sobre isso, fico sem comentários. Como dito antes, o filme tem a mesma narrativa dos dois anteriores, um homem que quer salvar sua família. E sim, eu entendo que o conceito de família, nos três casos, seja o conceito de família tribal, ou seja, muito mais que uma ou duas pessoas, apesar destas serem sempre o foco. A história se passa na África e, como sugere o título, em um período muito mais antigo que os dois mencionados acima. Note que a África é mais rica em mitos conhecidos do que a América. É outro filme visualmente bonito, mas cansa. É o terceiro filme parecido em menos de 1 ano e meio (Apocalypto esteve no cinema no início de 2007). Ok, que tudo aqui é diferente. Os problemas, os ritos, etc e tal, mas quando se vê algo, se vê dentro de algo maior. Daqui alguns anos os detalhes sumirão da sua mente (na verdade são algumas horas). O que fica é o tronco da história, e isso não é nada.

Se estiver pensando em ver esses filmes, veja, mas não veja no mesmo dia. Você vai odiar o terceiro filme, não importa qual seja.
Se pensarmos em compra, eu sugiro apenas Apocalypto. Eu sempre penso naquele cenário onde você tem uma lista de desejos para comprar e não tenho dinheiro para tudo, logo nunca vai comprar tudo. Sendo assim, apenas Apocalypto vale o ponto de uma anotação. 10.000 A.C. também é bom, eu não comprarei, mas se tiver uma promoção assim, 3 por 10 reais é possível pensar no assunto (estou falando de DVD original de segunda mão vendido em locadora - a chamada revenda -, é melhor forma de economizar na compra de um DVD).

* O título do tópico é um trocadilho com título "Três solteirões e um bebê".